
Geriatria
É uma especialidade médica generalista, voltada para os cuidados de pessoas em processo de envelhecimento. O envelhecimento é um processo contínuo e irreversível desde o nosso nascimento. A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta que todo indivíduo com mais de 60 anos seja avaliado por um médico geriatra.
Na geriatria realizamos desde a promoção do envelhecimento saudável, até o tratamento de síndromes geriátricas comuns nessa faixa etária. O ato de envelhecer impacta no comportamento orgânico e demanda uma abordagem médica com conhecimentos específicos.
Cuidamos das doenças comuns dessa faixa etária, atentos à todos os pilares da saúde (saúde orgânica, física, psíquica e cognitiva). Enquanto a maioria das especialidades médicas cuidam de um órgão, o médico geriatra generalista possui um olhar macro, atento à múltiplos órgãos e sistemas, avaliando o indivíduo como um todo. O nosso foco é o cuidado do indivíduo, respeitando as suas particularidas e não cuidar apenas de doenças. Outro objetivo é a medicina preventiva, com foco na prevenção de novas doenças, acompanhamento das doenças crônicas preexistentes evitando possíveis complicações e gerando sempre a promoção da longevidade com qualidade de vida.
Quando devo consultar um geriatra?
Existem basicamente 3 (três) situações para se procurar um médico geriatra:
1ª) Preventiva: Promover a orientação de um envelhecimento saudável, com rastreio, detecção e tratamento precoce de possíveis doenças em fases iniciais, assim como promoção de hábitos saudáveis de vida, orientações quanto às imunizações e exercícios cognitivos.
2ª) Acompanhamento: Acompanhar o processo natural do envelhecimento, já instalado ou em evolução.
3ª ) Tratamento das doenças comuns na terceira idade: Não só tratar as doenças crônicas comuns nessa fase da vida, assim como suas complicações, reabilitando as já existentes e promovendo sempre o máximo de QUALIDADE DE VIDA ao paciente e seus familiares.
´´Ter um médico generalista, é ter o seu médico e não um médico para cada órgão. Aquele que conhece o seu paciente como um todo, possui laços estreitos de confiança e está tecnicamente preparado para lidar com seu manejo clínico. Mesmo quando não haja cura, devemos acolher e amenizar o sofrimento. Mesmo em cenários adversos, nossa missão é promover a Qualidade de Vida das pessoas. O nosso foco não é a doença e sim pessoas ´
´ Dr Yung Castro ´
-
Professor de Clínica Médica - UNIGRANRIO
-
Professor de Geriatria - UNIGRANRIO
-
Sócio da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM)
-
Sócio da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG)
-
Sócio da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG)